Select Menu


O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

5 comentários:

  1. NÃO PODEMOS SER ÉTICOS COM OS POLÍTICOS CORRUPTOS. POR ISSO DEVEMOS COMEÇAR UMA CAMPANHA PARA ORIENTAR AS PESSOAS A PEGAR O DINHEIRO DA COMPRA DE VOTO E NÃO VOTAR EM QUEM DEU.

    ResponderExcluir
  2. Waldemar Avila30/10/11 16:28

    Precisamos de pessoas éticas para nos representar em todos os ambitos, federal, estadual e municipal, entretanto, só alcançaremos se participarmos do processo politico, apoiando pessoas que carregam a bandeira da ETICA.

    ResponderExcluir
  3. Neuci Gomes31/10/11 16:13

    "NÃO PODEMOS SER ÉTICOS COM OS POLÍTICOS CORRUPTOS."

    Então devemos ser tão corruptos quanto os políticos?

    "POR ISSO DEVEMOS COMEÇAR UMA CAMPANHA PARA ORIENTAR AS PESSOAS A PEGAR O DINHEIRO DA COMPRA DE VOTO E NÃO VOTAR EM QUEM DEU."

    Pior!!! devemos ser MAIS corruptos que os políticos?

    Esse pensamento do Alienado, digo, Analista, só nos levaria ao caus. Pois combater a corrupção com corrupção, seria a institucionalização da roubalheira.

    ResponderExcluir
  4. Se formos eticos com os politicos a corupçao so vai aumentar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. DR. HELINHO22/01/15 14:19

    Ética ao avesso, sim essa foi a triste cena, em que eu e todos os presentes na ultima sessão extraordinária da câmara de vereadores, presenciamos. Pois o presidente, vereador Nisan, determinou a segurança legislativa, colocar para fora da sessão, um senhor de cor negra que gravava a sessão, segundo o vereador ele estava gravando a sessão a mando do poder executivo.

    Queremos sim tirar os corruptos de nossa cidade, a CPI, que seria votada é de interesse de toda população de nossa cidade. Porém não é com AUTORITARISMO, e ignorância legislativa que lograremos êxito.

    O presidente extrapolou seu direito, ele não é dono de nada, apenas esta vereador, e deve como tal legislar em defesa dos interesses local.

    Como cidadão me coloquei na situação daquele senhor que foi conduzido pelos seguranças para fora da casa do povo. foi uma cena horrível, humilhante e antidemocrática.

    ResponderExcluir

 
Top