Select Menu

EM BREVE VAMOS DIVULGAR OS NÚMEROS DO ORÇAMENTO 2013 DE ITAGUAÍ. ENQUANTO ISSO, VAMOS DIVULGAR COMO ENTENDER O ORÇAMENTO PÚBLICO.

Compartilho com vocês o projeto Orçamento Fácil, lançado pelo Senado, que trata-se de uma série de animações didáticas para ensinar como funciona o planejamento do orçamento público no Brasil.

As animações são simples, didáticas e muito interessante! Também existe uma parte interativa, onde o internauta assume o comando de uma "cidade virtual" como prefeito e define os setores de investimento do dinheiro público.

É mais uma maneira de aproximar as pessoas da política e passar conhecimento sobre o assunto. Vale a pena conferir, aprender e divulgar!

Portal Orçamento Fácil: 
Você sabe o que é Plano Plurianual (PPA)? E Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)? Ou então Lei Orçamentária Anual(LOA)? Nem todos conhecem essas legislaturas e siglas, mas todas elas são muito importantes para o país. Pensando nisso, o Senado lançou um projeto chamado Orçamento Fácil, trata-se de uma série de animações didáticas para ensinar como funciona o planejamento do orçamento público no Brasil.
As animações são simples, com aparência de desenho infantil, em folhas de papel, e comparam o orçamento público com o doméstico, para facilitar o entendimento do público. Em um dos vídeos, inclusive, são utilizadas metáforas futebolísticas. Um linguajar mais próximo do grande público. O professor Marco Antonio Teixeira, do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getulio Vargas, analisou, a pedido do Estado, a didática presente nas animações e se surpreendeu. “É um projeto interessante, principalmente porque se propõe a explicar um assunto que não é fácil", afirma o professor.
Além dos vídeos explicativos, existe também a parte interativa, na qual o internauta assume o comando de uma “cidade virtual” como prefeito e define em quais setores o dinheiro público será investido. Mais uma maneira de aproximar as pessoas da política e aumentar a compreensão e o interesse pelo assunto.
De acordo com a equipe que gere o projeto, ele ainda não chegou nem na metade. Outras animações estarão disponíveis até o final do ano, explicando diversos temas, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, que controla gastos dos Estados e municípios. O objetivo do projeto é aumentar a transparência dos órgãos públicos e mostrar para a população que o cidadão tem o poder de fiscalizar o governo.
Fonte: FGV

1 comentários:

  1. passou uma semana e niguem postou nada, e como é serio o assunto, o prefeito assinou um decreto esta semana que delega aos seus secretários a função de ordenadores de despesas, ou seja, eles vão contratar, pagar, gastar, como bem entendem isso por que o PREFEITO esta muito ocupado com coisas mais importante do que acompanhar o orçamento.
    Vamos aguardar as informações do BLOG quanto ao detalhamento do orçamento.

    ResponderExcluir

 
Top